quarta-feira, 21 de outubro de 2015

SEMEC e 9ª DIRED promovem discussão sobre a Base Nacional Curricular Comum

          Maior clareza de saberes, competências e habilidades dos conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros tem direito de ter acesso em sua trajetória na educação básica. Este é o principal objetivo da “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC), que está sendo amplamente discutida em todo o país os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas áreas de conhecimento da matemática, linguagens e nas ciências da natureza e humanas. Na manhã desta quarta-feira (21), a secretária municipal de educação, Aparecida Medeiros, o diretor da 9ª DIRED, Jorian Pereira, além de educadores do município, se reuniram no auditório da SEMEC para discutirem o assunto. A pedagoga e professora da Escola Municipal Ausônio Araújo, Daguia Oliveira, que é representante da UNDIME RN nestas discussões, coordenou a reunião. De acordo com a secretária Aparecida Medeiros, o BNCC será fundamental para a gestão pedagógica das escolas em todo o país. “Essa base orientará os professores e alunos na busca de melhores formas de aprendizagem e um avanço imenso na nossa educação”, disse. A formatação do BNCC se dará com uma ampla discussão entre professores, alunos e sociedade.
         A discussão da Base Nacional Comum Curricular teve início em 1988 com a promulgação da Constituição Federal que fixou os conteúdos mínimos para o ensino fundamental. Em 1996, com a aprovação da “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”, foi regulamentada a base nacional comum para a educação básica. Desde então, parâmetros curriculares nacionais foram consolidados para referenciar e auxiliar as equipes escolares na educação de seus trabalhos, principalmente no desenvolvimento do currículo. Entre 2009 e 2011 foram lançadas as “Diretrizes Nacionais Curriculares” para a educação infantil, ensino fundamental e médio. Em 2012, foi instituído o “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” (PNAIC), e em 2014, regulamentado o “Plano Nacional de Educação” (PNE) para os próximos dez anos, com metas para a melhoria da qualidade da educação básica.




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