Maior
clareza de saberes, competências e habilidades dos conhecimentos essenciais aos
quais todos os estudantes brasileiros tem direito de ter acesso em sua
trajetória na educação básica. Este é o principal objetivo da “Base Nacional
Comum Curricular” (BNCC), que está sendo amplamente discutida em todo o país os
elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas áreas de conhecimento da
matemática, linguagens e nas ciências da natureza e humanas. Na manhã desta
quarta-feira (21), a secretária municipal de educação, Aparecida Medeiros, o
diretor da 9ª DIRED, Jorian Pereira, além de educadores do município, se
reuniram no auditório da SEMEC para discutirem o assunto. A pedagoga e
professora da Escola Municipal Ausônio Araújo, Daguia Oliveira, que é representante
da UNDIME RN nestas discussões, coordenou a reunião. De acordo com a secretária
Aparecida Medeiros, o BNCC será fundamental para a gestão pedagógica das
escolas em todo o país. “Essa base orientará os professores e alunos na busca
de melhores formas de aprendizagem e um avanço imenso na nossa educação”,
disse. A formatação do BNCC se dará com uma ampla discussão entre professores,
alunos e sociedade.
A discussão da Base Nacional Comum Curricular teve início em 1988 com a
promulgação da Constituição Federal que fixou os conteúdos mínimos para o
ensino fundamental. Em 1996, com a aprovação da “Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional”, foi regulamentada a base nacional comum para a educação
básica. Desde então, parâmetros curriculares nacionais foram consolidados para
referenciar e auxiliar as equipes escolares na educação de seus trabalhos,
principalmente no desenvolvimento do currículo. Entre 2009 e 2011 foram
lançadas as “Diretrizes Nacionais Curriculares” para a educação infantil, ensino
fundamental e médio. Em 2012, foi instituído o “Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa” (PNAIC), e em 2014, regulamentado o “Plano
Nacional de Educação” (PNE) para os próximos dez anos, com metas para a
melhoria da qualidade da educação básica.
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