quarta-feira, 3 de junho de 2015

Escola E. Tristão de Barros ganha sala interativa da Samsung como prêmio de projeto inovador

           
               Numa tarde de festa a Escola Estadual “Tristão de Barros” de Currais Novos ganhou uma sala interativa da Samsung como prêmio do concurso nacional “Respostas para o Amanhã”, realizado em 2014.
           Motivados a responderem "como a Matemática e as Ciências podem melhorar a sua comunidade?" e tendo como base os conhecimentos adquiridos nas aulas de Química, Física, Matemática e Biologia, os alunos tiveram a idéia de reaproveitar os resíduos eletrônicos para construir próteses e protótipos que possibilitariam mais acessibilidade para as pessoas com deficiência.
      De acordo com Ivanês Alexandrino, professor de Física e um dos incentivadores da prática, foram desenvolvidos três produtos para atender os alunos com necessidades especiais: um mouse óptico que, com uma lente tirada de um celular, pode aumentar o tamanho das letras de um texto e ajudar deficientes visuais na leitura. Uma bengala que contém um vibracall de um celular, detecta obstáculos e avisa o usuário por meio da vibração e uma cadeira de rodas elétrica, que possibilita os deficientes se movimentarem ao enviar comandos direcionais por meio de um joystick de videogame.
        Com tanta criatividade, o Projeto Equilíbrio, se destacou entre os 364 projetos inscritos no concurso e rendeu para a Escola Estadual Tristão de Barros um prêmio especial – a implantação da infraestrutura e a doação de equipamentos de uma sala de aula interativa Samsung. O espaço totalmente renovado foi inaugurado durante cerimônia com a presença dos alunos, de autoridade locais e de representantes da Samsung: vice-presidente de marketing e assuntos corporativos da Samsung para América Latina, Mario Laffitte, e do gerente de cidadania corporativa da Samsung para América Latina, Helvio Kanamaru. A solenidade contou ainda com a presença do diretor da 9ª DIRED, Jorian Pereira, da secretária Adjunta da SEEC, Socorro Batista, do Prefeito Vilton Cunha e do Vereador Odon Júnior. 
       Feliz com o excelente resultado dos alunos currais-novenses, o diretor da 9ª DIRED, Jorian Pereira ressaltou a importância do prêmio para Estado. “Este reconhecimento traduz o trabalho e dedicação dos alunos e professores desta escola, e que práticas como essa sejam replicadas. Fico feliz com esse importante resultado, disse Jorian. 
       Durante coletiva de imprensa, a diretora da escola, Elba Alves, o professor de Física da escola, Ivanês Oliveira, o aluno Bruno, e João Paulo (voluntário), explicaram o processo de criação do projeto “Equilíbrio – para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor”, os resultados e a repercussão da premiação. “Este é o reconhecimento de uma prática pedagógica vivenciada na prática com alunos do 3º ano do Ensino Médio, um trabalho que fez com que os alunos tivessem satisfação em estudar”, disse Elba. Para o professor Ivanês Oliveira, o que fez a diferença para a EETB ganhar o prêmio foi “o protagonismo dos alunos e a interação deles com os professores e a comunidade escolar”. O ex-aluno João Paulo, que tem baixa visão, aceitou ser voluntário do projeto pois saberia que se o protótipo criado para possibilitar melhor acessibilidade as pessoas com deficiência serviria pra ele, também seria útil para outras pessoas. “Este reconhecimento da escola possibilita que futuramente muitas pessoas poderão ser beneficiadas com este projeto”, comentou João.
       O gerente de cidadania corporativa da Samsung para América Latina afirmou que o concurso tem o intuito de reconhecer “projetos voltados para a promoção da educação e que estejam engajados com as necessidades das escolas e dos alunos”. “Queremos conhecer projetos que melhorem a vida da comunidade”, disse Helvio. Como vencedora do prêmio nacional, a Escola Estadual “Tristão de Barros” ganhou uma sala interativa com uma TV 60’, mesas moduladas para melhor interação dos alunos, e 50 tablets com internet banda larga. Após a solenidade de inauguração da sala interativa, a Samsung realizou uma sessão de cinema para homenagear os alunos que desenvolveram o projeto.
      As inscrições para a edição 2015 do projeto serão abertas em junho através do site www.samsung.com.br/respostasparaoamanha. Poderão se inscrever alunos de 11 a 17 anos de escolas públicas de todo o Brasil que tenham ideias inovadoras de como ajudar a solucionar algum problema de suas comunidades utilizando conceitos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário