Trabalhos produzidos dentro da sala
de aula se tornaram motivação para a produção de um livro sobre a cultura
nordestina, na cidade de Cerro Corá.
O exemplar “Sou nordestino, cabra da peste, sim senhor!”, desenvolvido por alunos da Escola Estadual Querubina Silveira, é o resultado de um projeto interdisciplinar desenvolvido nas disciplinas de Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia e Inglês. “Esse é o resultado de um trabalho em equipe e por meio da interdisciplinaridade foi possível discutirmos sobre a identidade cultural e assim valorizarmos as nossas raízes”, disse o professor Josenildo Pinheiro. De acordo com a professora Alizandra Cândido, a obra estabelece relação entre as linguagens do cinema e da literatura e além das produções poéticas dos estudantes, traz também uma lista de expressões de linguagem de uso popular catalogadas durante as oficinas temáticas.
O exemplar “Sou nordestino, cabra da peste, sim senhor!”, desenvolvido por alunos da Escola Estadual Querubina Silveira, é o resultado de um projeto interdisciplinar desenvolvido nas disciplinas de Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia e Inglês. “Esse é o resultado de um trabalho em equipe e por meio da interdisciplinaridade foi possível discutirmos sobre a identidade cultural e assim valorizarmos as nossas raízes”, disse o professor Josenildo Pinheiro. De acordo com a professora Alizandra Cândido, a obra estabelece relação entre as linguagens do cinema e da literatura e além das produções poéticas dos estudantes, traz também uma lista de expressões de linguagem de uso popular catalogadas durante as oficinas temáticas.
Por meio da linguagem fotográfica,
os estudantes puderam treinar o olhar sobre a sua realidade. Um dos trabalhos
resultou numa exposição fotográfica que reuniu mais de 50 fotografias do
cotidiano da comunidade.
O desenho também deu asas à
imaginação aos participantes do projeto. Na obra, a cada poesia, uma
ilustração. Os desenhos são do estudante Jorge
Luís que se inspirou no cotidiano de sua comunidade.
Os desenhos do estudante estão na
capa, dentro do livro e também passaram a compor uma galeria permanente nos
corredores da escola.
A diretora, que é uma das
grandes incentivadoras do projeto, disse que o trabalho traz experiência de
aprendizado e de valorização da identidade cultural, aproximando ainda mais a
comunidade da escola. “Essa experiência, feita de forma coletiva, vem somar às
ações desenvolvidas na escola em prol da aprendizagem dos nossos alunos e é uma
forma de valorizar e aproximar ainda mais os pais e a comunidade
cerrocoraense”, disse Ivonise Dantas.
O evento de lançamento foi marcado
pela participação da comunidade e contou com a presença do diretor da 9ª DIRED,
Jorian Pereira dos Santos e sua equipe pedagógica. “Hoje é a culminância de um
projeto que nos mostra o que na escola está sendo desenvolvido, com relação à literatura,
à fotografia, ao teatro, à poesia e dentro dessa realidade o significado é
aprendizado”, ressaltou Jorian.
O lançamento da obra contou com
apresentações culturais dos estudantes, de cantores da região, além da presença
marcante de artistas populares. Com direito a coquetel e sessão de autógrafos, o público também teve acesso à exposição fotográfica, sob o olhar dos estudantes sobre sua realidade.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário