sexta-feira, 22 de maio de 2015

Livro de Poesia é lançado na Escola E. Querubina Silveira

Trabalhos produzidos dentro da sala de aula se tornaram motivação para a produção de um livro sobre a cultura nordestina, na cidade de Cerro Corá.
O exemplar “Sou nordestino, cabra da peste, sim senhor!”, desenvolvido por alunos da Escola Estadual Querubina Silveira, é o resultado de um projeto interdisciplinar desenvolvido nas disciplinas de Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia e Inglês. “Esse é o resultado de um trabalho em equipe e por meio da interdisciplinaridade foi possível discutirmos sobre a identidade cultural e assim valorizarmos as nossas raízes”, disse o professor Josenildo Pinheiro. De acordo com a professora Alizandra Cândido, a obra estabelece relação entre as linguagens do cinema e da literatura e além das produções poéticas dos estudantes, traz também uma lista de expressões de linguagem de uso popular catalogadas durante as oficinas temáticas.
Por meio da linguagem fotográfica, os estudantes puderam treinar o olhar sobre a sua realidade. Um dos trabalhos resultou numa exposição fotográfica que reuniu mais de 50 fotografias do cotidiano da comunidade.
O desenho também deu asas à imaginação aos participantes do projeto. Na obra, a cada poesia, uma ilustração. Os desenhos são do estudante Jorge Luís que se inspirou no cotidiano de sua comunidade.
Os desenhos do estudante estão na capa, dentro do livro e também passaram a compor uma galeria permanente nos corredores da escola.
A diretora, que é uma das grandes incentivadoras do projeto, disse que o trabalho traz experiência de aprendizado e de valorização da identidade cultural, aproximando ainda mais a comunidade da escola. “Essa experiência, feita de forma coletiva, vem somar às ações desenvolvidas na escola em prol da aprendizagem dos nossos alunos e é uma forma de valorizar e aproximar ainda mais os pais e a comunidade cerrocoraense”, disse Ivonise Dantas.
O evento de lançamento foi marcado pela participação da comunidade e contou com a presença do diretor da 9ª DIRED, Jorian Pereira dos Santos e sua equipe pedagógica. “Hoje é a culminância de um projeto que nos mostra o que na escola está sendo desenvolvido, com relação à literatura, à fotografia, ao teatro, à poesia e dentro dessa realidade o significado é aprendizado”, ressaltou Jorian.  
O lançamento da obra contou com apresentações culturais dos estudantes, de cantores da região, além da presença marcante de artistas populares. Com direito a coquetel e sessão de autógrafos, o público também teve acesso à exposição fotográfica, sob o olhar dos estudantes sobre sua realidade.
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário